“Você trabalha todo dia?”

Alessandra da Veiga
3 min readSep 4, 2023

--

Photo by Kevin Bhagat on Unsplash

Eu nunca achei que ia amar ter sobrinhos pequenos até ter sobrinhos.

Ser tia é o que me faz mais feliz porque não há nada melhor do que receber o carinho e amor puro de uma criança que realmente gosta de você. Eu, como boa tia coruja, sou completamente apaixonada nos meus sobrinhos: a Isis e o Lucca.

Isis tem 6 anos e é a criança mais inteligente que eu conheço — e não é só porque ela é minha sobrinha. Ela é curiosa, faz perguntas que nenhuma outra criança faria e consegue captar as mensagens muito bem. Minha irmã fala que o cognitivo dela é perfeito.

É tão perfeito que esses dias enquanto estávamos em uma chamada de vídeo, ela me questionou: “Lessanga — a maneira mais carinhosa de falar “Alessandra” — você trabalha todo dia?” E eu respondi: “É ué, todo dia”.

Na hora eu achei engraçado, mas agora, parando pra pensar bem, fico impressionada sobre como as crianças são puras.

Como trabalho de forma remota, quando vou pra casa da minha mãe no interior, me ajeito no quartinho onde ficam os materiais do buffet e trabalho de lá. Vira e mexe a Mixi — a maneira mais carinhosa que eu e minha família nos referimos à Isis — entra no espaço. Ela me vê trabalhando ali.

Depois dessa pergunta que me pegou de surpresa, fiquei pensando em como as coisas para as crianças são tão simples.

Não há preocupação. Que dizer, a Mixi tem duas: ir para a sala de reforço escolar da minha irmã Cláudia e ir para a escola regular da tia Claudinha. Essas são duas enormes preocupações dela. Mas fora isso, não há nada mais importante.

Quando se torna adulto, até um simples pão de forma perto da data de vencimento se torna um evento, pois alguém vai ter que ir ao mercado buscar outro. Tudo é motivo de preocupação na vida adulta, principalmente o trabalho.

Ela ainda vai crescer, embora diga que quer ser criança para sempre. Não sei se quero que ela cresça. Nem sequer consigo imaginar isso porque, pra mim, ela e o irmão dela, o Lucca, serão para sempre as minhas crianças. Mas quando ela crescer, vai entender que adulto trabalha todo dia.

Vai aprender que as preocupações antigas que ela tinha vão se tornar outras. Vai perceber que quanto mais a gente cresce, menor o tempo fica, mais longe ficam as pessoas e mais sozinho a gente fica também. Vai entender que crescer é duro, por muitas vezes chato, mas que é assim mesmo.

Hoje eu trabalho todo dia e sei que um dia ela vai fazer isso também. E aí vai ser a minha vez de perguntar pra ela: “Mixi, você trabalha todo dia?”. Vou completar com: “Quando você vem me ver? Eu tô com saudade de você”.

Mixi, talvez um dia você leia essa mini crônica, então fica aqui meu recado: crescer é meio chato e pode doer. Nascem alguns cabelos brancos, a gente fica menos disposto e as horas de sono tendem a diminuir conforme você muda as suas prioridades. De qualquer forma, a minha sempre foi você e seu irmão. Espero que entenda o porquê da tia “Lessanga” trabalhar todo dia. — 04 de setembro de 2023.

--

--

Alessandra da Veiga

Escrevo. Poeticamente e profissionalmente. Sou jornalista e redatora SEO, mas aqui escrevo o que eu quis dizer. Do meu coração para seu dispositivo móvel.